quarta-feira, 13 de junho de 2012

Está tudo pronto para o Arraiá da Beira-Rio; o nosso forró é na esquina do Rio Amazonas


Da Redação / Agência Amapá




A estrutura do Festival Oficial da Quadra Junina 2012 já está montada no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, com capacidade para 4 mil pessoas nas duas arquibancadas, para 2 mil em pé, área vip reservada para 20 portadores de deficiência física, 3 camarotes (do governo do Estado, autoridades e imprensa) e outra área vip destinada às diretorias dos grupos juninos, com capacidade para 1,5 mil pessoas (presidentes de quadrihas, misses, coreógrafos, etc). A abertura será nesta quinta-feira, às 18h, e a programação segue até o fim do mês.

Um salto de qualidade no receptivo aos grupos são as duas tendas totalmente climatizadas que comportarão os brincantes na concentração, prestes a se apresentar. Além dessa estrutura, haverá ainda cinema, barracas de comidas típicas, barracas de exposição e vendas de artesanatos e, para completar, um espaço voltado às brincadeiras tradicionais do período de São João.
Durante os 15 dias de apresentação, as notas serão lacradas e só serão divulgadas no último dia do evento. Este ano a Liga está mais organizada. Dividiu os grupos por etapas, sendo o primeiro com 27 quadrilhas do grupo especial, 23 quadrilhas do segundo grupo e 17 quadrilhas do terceiro grupo. Os festejos contarão ainda com participações especiais de 16 grupos juninos e também a chave das tradicionais, com 15 quadrilhas na disputa pelo título.
De acordo com Rony Oliveira, presidente da Liga dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap), todas as pessoas que trabalharão no evento estarão uniformizadas com camisas padronizadas com a logo do GEA, Secult, Museu Fortaleza e Ligajap. Lembrando que o governo do Estado é o maior fomentador dessa manifestação. O governador Camilo Capiberibe repassou à Ligajap o montante de R$ 1,2 milhão para a realização dos festejos juninos na capital e outros municípios.
"A madrinha desse movimento que tem crescido no Estado do Amapá é a primeira-dama Cláudia Capiberibe, que vem incentivando as quadrilhas através de visitas, além de ser a principal articuladora para o sucesso do evento. Pois a mesma traz informações e leva todas as pautas a serem discutidas e apresentadas a deputados e pessoas que possam estar contribuindo para o sucesso da Quadra Junina 2012", diz Rony Oliveira.
A abertura oficial do Arraiá da Beira-Rio será nesta quinta-feira, 14 de junho, com apresentações de peça teatral, quadrilhas juninas Simpatia da Juventude, Pequena Dama e Piranhas dos Matutos. A partir do dia 15 começa a disputa pra valer, 97 grupos disputarão o título de melhor grupo junino de 2012.
A média de apresentação será de 10 a 11 grupos por noite, até o dia 30. Nos três últimos dias da final, 28, 29 e 30, a entrada será 1 kg de alimento não perecível, cuja arrecadação será doada para entidades filantrópicas da comunidade. A expectativa de público é de aproximadamente 10 mil pessoas por noite.
Arraiá da Beira-Rio, o Festival Oficial da Quadra Junina Amapaense, é considerado o maior evento junino na região Norte, reunindo mais de 15 mil jovens em um movimento da cultura surgido no Nordeste, mas que ganhou identidade própria no extremo Norte do Brasil.
Rita Torrinha/Secult

Nenhum comentário: