domingo, 17 de junho de 2012

Marabaixo abre o terceiro dia de competição de quadrilhas juninas no Arraiá da Beira Rio


Da Redação/Agência Amapá (http://www.agenciaamapa.com.br)

Neste sábado, 16, a quadra junina foi aberta pelos foliões da Favela, que comemoraram, no palco da Cidade Junina, o Dia Estadual do Marabaixo. Tia Zefa do Quinca, 97 anos, foi quem puxou os ladrões, acompanhada da filha Josefa Ramos e de Elísia Congó. Essa integração cultural marcou o terceiro dia do "Arraiá da Beira Rio, nosso forró é na esquina do Rio Amazonas". Após a apresentação de Marabaixo, a programação continuou, com a competição de 11 quadrilhas.
"Estamos comemorando o fim de mais um ciclo do Marabaixo e ficamos muito felizes em poder  mostrar nossa cultura aqui na quadra junina, pois juntamos duas manifestações distintas, extremas, mas que são nossa cultura", falou Elísia Congó, completando: "hoje é um dia de luta, de união, conscientização e de aperfeiçoamento da nossa cultura e o Marabaixo é a nossa maior identidade".
A exemplo dos dias anteriores, mais uma vez a Cidade Junina lotou. A plateia não arredou pé e nem limitação física impediu um público seleto de prestigiar o evento.
"Está muito bem organizado e finalmente fizeram um espaço dedicado para cadeirantes. Esse acesso é muito importante pra gente e a informação foi prestada com eficiência, fiquei sabendo que havia esse local pelos jornais", disse Renato Monteiro, instalado no espaço exclusivo para cadeirantes, bem em frente à arena de apresentações. Uma determinação do governo do Estado, garantindo acessibilidade e respeito a todos os públicos.
A noite foi de muita dança. Na chave das tradicionais participaram: Juventude na Folia, Rosa dos Ventos, As Piranhas dos Matutos, Melô Junino e Simpatia Junina. Das estilizadas, competiram: Coração Valente, Minha Flor, Simpatia Junina, Estrela Vitoriense, Estrela Dourada e Coração Brasileiro.
Neste domingo, 17, a competição terá continuidade com 10 quadrilhas. Tradicionais: Os Bagunçados dos Matutos, Juventude Brasileira, Arranca Toco, Fogo na Roça e Pura Folia. Nas estilizadas: Explode Coração, Flor da União, Tradição Junina, Celebridade Junina e Verde e Amarelo.
Tem ainda a apresentação do Boi Rei do Bairro, cinema, exposição e venda de artesanato, brincadeiras típicas da época, como pescaria e tiro ao alvo e praça de alimentação.
Rita Torrinha/Secult

Nenhum comentário: