segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quadra junina leva luxo e cor para o Arraiá da Beira Rio e público supera expectativas


Da Redação/Agência Amapá (www.agenciaamapa.com.br)
O centenário de Luiz Gonzaga, a história do jogo de xadrez, contos de fadas, literatura de cordel, cores e flores foram temas presentes no festival oficial da quadra junina amapaense, desde a sua abertura, na última quinta-feira, 14. O público, a cada dia, surpreende mais a coordenação do evento.
"O público superou as nossas expectativas. O primeiro dia do festival foi uma pequena mostra do que ainda viria pela frente, mas confesso que superou todas as nossas expectativas, a quadra junina na Beira Rio é sucesso absoluto", comenta Jean Alex, presidente da Comissão de Eventos do Governo.
O público, formado por pessoas de todas as idades, se encanta com as apresentações de cada grupo que passa pela arena de apresentações da Cidade Junina, contando sua temática em 30 minutos de show. Crianças dançam nas arquibancadas e os adultos ficam atentos aos detalhes, torcendo pela sua quadrilha do coração, ou simplesmente aplaudindo a todas pelo espetáculo promovido.
A cada sinalização dos apresentadores para a entrada dos grupos, a torcida organizada também se posicionava estrategicamente para empolgar ainda mais a sua preferida.
Colorido, criatividade e alegria reinam nas apresentações. E são essas características na quadra junina que atraem dona Helenita da Costa Queiroga, de 83 anos. Ela é amante das festas de São João e do Carnaval, não perde um dia das eliminatórias. Acompanhou as competições de 2011 e, este ano, se mantém presente desde a abertura do evento.
"Sou apaixonada pela beleza da quadra junina, pela alegria que os brincantes emanam. E olha só que luxo eles trazem para a avenida. Está tudo muito profissional. Na minha juventude gostava muito de participar dos bailes de Carnaval e das festas de São João. Naquela época era tudo diferente, era forrozão de terreiro mesmo, de terra, mas isso aqui é um verdadeiro espetáculo", diz Helenita Queiroga, sempre acompanhada de seu filho, o advogado Queiroga.
A pequena Alice Gomes, de apenas 7 anos, demonstrou encanto com o que viu. "Minha mãe me trouxe pela primeira vez e estou amando. É muito colorido e muito divertido".
A quadra junina amapaense, considerada a maior da região Norte, só termina dia 30 de junho. Até lá, 97 quadrilhas se apresentarão na Cidade Junina. É o Arraiá da Beira Rio, o Nosso Forró é na Esquina do Rio Amazonas, movimento cultural realizado pela Ligajap, tendo como maior fomentador o Governo do Estado do Amapá.
Rita Torrinha/Secult

Nenhum comentário: